CNIS APOIA 50 INICIATIVAS POR TODO O PAÍS

Direção lança convite às IPSS associadas para celebrarem os 50 anos do 25 de Abril

No próximo dia 25 de abril, Portugal celebra a Revolução dos Cravos que devolveu aos portugueses a liberdade. E foi fazendo uso dessa liberdade que, ao longo dos anos, muitos portugueses deram as mãos e ergueram milhares de IPSS por todo o território nacional.
Como costuma dizer o presidente da CNIS, padre Lino Maia, “desde a aldeia mais recôndita do Nordeste Transmontano até à ilha mais ocidental do arquipélago dos Açores, a Ilha das Flores” há uma IPSS a prestar apoio a quem dele precisa, a criar emprego e a dinamizar a economia local.
Foi, de facto, com o advento da democracia, restaurada com o 25 de Abril de 1974 há meio século que o Sector Social Solidário cresceu exponencialmente, apoiando, hoje, mais de 700 mil utentes e empregando cerca de 300 mil trabalhadores.
Para assinalar a data, a CNIS convida as instituições associadas a participarem, à sua dimensão e dentro das suas circunstâncias, para que a memória do 25 de Abril não se apague.
“A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril e convida todas as suas associadas a promoverem iniciativas que afirmem a importância de Abril e dos seus valores na emancipação das IPSS, com o objetivo de defender tudo o que foi conquistado na Proteção Social em Portugal, com a força e convicção de quem se recusa a voltar para trás”, começa por ler-se na nota enviada pela Direção da CNIS às associadas, acrescentando: “De norte a sul do país, o programa é diversificado e inclui, entre outras iniciativas, debates e espetáculos, muitos já agendados por diversas instituições, para além da sinalização da data, no próprio dia 25 de abril, com a passagem da música «Grândola, Vila Morena» em 50 instituições associadas já aderentes. E ‘podem vir mais 5’… ou 50, sob a forma de música ou declamação”.
Exemplo disso é a Associação Social Recreativa Cultural Bem Fazer Vai Avante, de S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar, que já tem um vasto programa para comemorar a data, com início dia 6 de abril, com a conferência «25 de Abril – O Associativismo ao Serviço da Liberdade».
Tal como refere a nota da Direção, “o Solidariedade associa-se às comemorações e solicita às instituições associadas da CNIS que comuniquem para o jornal a sua adesão, para elaboração de uma publicação com vista a salvaguardar a memória”.
Assim, as instituições interessadas e que já, de per si, haviam pensado e organizado alguma(s) iniciativa(s) para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, devem enviar registo fotográfico e uma breve nota de texto para jornal.solidariedade@gmail.com.

 

Data de introdução: 2024-03-13



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.