COVID-19:LINO MAIA DIZ QUE É PRECISO CRIAR CONDIÇÕES

É necessário começar a pensar em permitir visitas aos idosos nos lares

A Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS) defendeu que é necessário começar a pensar em criar condições e estabelecer um calendário para voltar a permitir visitas aos idosos nos lares.

"É preciso começarmos a pensar em criar condições para que haja visitas aos lares, inclusive, estabelecendo uma espécie de programa, de calendário, criando condições para que de facto possam ser retomadas paulatinamente, moderadamente, e com muitos cuidados, possam ser retomadas as visitas. Não estou a dizer que já há condições. É preciso pensar nisto", disse à Lusa o presidente da CNIS, o padre Lino Maia. 

Os lares de idosos estão proibidos de permitir visitas de familiares e amigos dos idosos devido à pandemia de covid-19, como medida preventiva do contágio, o que levou a um grande isolamento desta população, a qual também não está autorizada a sair à rua.

"Temos de pensar nisso, claramente, porque os nossos idosos já estão fechados desde o dia 06 de março e quando se fala de reabertura de creches e de outras atividades, é preciso que os nossos idosos sintam que também se está a pensar neles, que não estão abandonados, que não estão esquecidos", defendeu Lino Maia.

Para o presidente da CNIS é tempo de "criar condições e programar" o regresso a uma relativa normalidade nas visitas nos lares, acautelando as questões de proteção. 

"Diria que realizados os testes, distribuídos os equipamentos de proteção individual, tomando as devidas providências, paulatinamente é preciso, de facto, começarmos a pensar nas visitas. É evidente que não pode ser escancarar as portas, nada disso, criar condições inclusive no próprio lar para que haja o conveniente distanciamento entre a pessoa visitada e a que visita", disse.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou que mais de 17.000 testes ao novo coronavírus já foram feitos em lares de idosos em Portugal e as autoridades pretendem atingir os 70 mil em maio.

Das 820 mortes associadas à covid-19 registadas em Portugal, 327 ocorreram em lares de idosos, revelou na quinta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Segundo a diretora-geral da Saúde, a percentagem de casos de covid-19 na população mais idosa que vive em lares "é relativamente pequena", lembrando, contudo, que esses espaços têm uma grande concentração de pessoas e que é fácil a propagação da doença, mesmo tomando as devidas precauções e as medidas de saúde já anunciadas.

Graça Freitas afirmou que estar num lar "não é uma fatalidade" e sublinhou que "a grande maioria das pessoas que adoeceram nos lares estão bem e recuperadas".

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

 

Data de introdução: 2020-04-27



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.