COVID 19 - PREVENÇÃO E CONTROLO

DGS emite Norma para a adequada utilização do equipamento de proteção individual

Definir a adequada utilização, pelos profissionais de saúde, do equipamento de proteção individual (EPI) é o objetivo da Norma divulgada pela DGS, no âmbito da Prevenção e Controlo de Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19). Os procedimentos reportados devem igualmente ser alvo de atenção pelos profissionais que nas IPSS têm contacto direto com utentes.
Só a utilização adequada do EPI pode garantir simultaneamente a proteção e total segurança do profissional de saúde e a sustentabilidade do acesso aos equipamentos. O EPI deverá ser utilizado apenas nas situações em que é preconizado, já que o uso indevido é determinante de ausência de sustentabilidade da provisão destes recursos e de potencial rotura de abastecimento, podendo colocar em risco a saúde dos profissionais que dele precisam.
Conheça a Norma 07/2020.

 

 

Data de introdução: 2020-03-29



















editorial

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

O Orçamento do Estado não era propriamente a questão, mas foi a oportunidade para dar por concluída a missão da “geringonça”… Já se previa!

inquérito

Como avalia o acordo de cooperação 2021-2022 que a CNIS assinou com o governo?

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A pobreza em Portugal
Estatísticas oficiais da União Europeia recentemente divulgadas dizem que a taxa de risco de pobreza dos idosos no nosso País subiu de 20,2% em 2019, para 21,4% em 2020. Nas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

De Glasgow até às IPSS
Em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro, cerca de duas centenas de líderes e representantes estiveram reunidos, essencialmente, para verem como dar continuidade...