PRÉMIO FNAS

Valorizar quem combate os problemas ligados ao álcool

No sentido de dar visibilidade ao trabalho feito no âmbito dos problemas ligados ao álcool, nomeadamente no contexto da Educação e da Intervenção Social, Comunitária e Autárquica, contribuindo para a prossecução das metas traçadas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências (PNRCAD), o Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS) decidiu instituir um prémio, que no próximo dia 12 de dezembro terá a sua primeira edição, com a distinção dos premiados.
O auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa serão palco da cerimónia, que, para além da entrega dos prémios, será composta por uma tarde de trabalho em torno do tema «Boas práticas na intervenção nos Problemas Ligados ao Álcool (PLA)».
Estão previstas uma Mesa de Abertura, presidida pelo coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool e presidente do FNAS, João Goulão, a apresentação dos dados nacionais, por Casimiro Balsa, do CICS-NOVA, e ainda uma mesa redonda de enquadramento das áreas do Prémio FNAS, com as participações de Margarida Gaspar Matos («A prevenção dos PLA em contexto escolar»), Maria João Quintela («O papel das organizações não-governamentais na prevenção dos PLA») e Paulo Louro («Os territórios preventivos – o papel das autarquias na prevenção dos PLA».
A criação do Prémio Fórum Nacional Álcool e Saúde («Prémio FNAS») elege como objetivo dar destaque a entidades que, não tendo assento no Fórum, desenvolveram trabalho de relevo no biénio anterior ao ano de lançamento (2014-15), no âmbito dos problemas ligados ao álcool.
A atribuição do «Prémio FNAS» é uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação, CNIS, Associação Nacional de Municípios Portugueses e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde.
O Fórum Nacional Álcool e Saúde agrega 74 entidades que aderiram a uma carta de compromisso que define um conjunto objetivos com base nas grandes metas do PNRCAD no que ao álcool diz respeito. Essa carta de compromisso define o modo de funcionamento do FNAS, nomeadamente a obrigatoriedade de as entidades que o integram terem uma dimensão nacional e assumirem um compromisso de ação individual ou em parceria através do qual contribuam para o cumprimento das metas traçadas.
Dada a sua natureza, ao FNAS só têm acesso entidades com representatividade a nível nacional. Todavia a intervenção local, representando igualmente um nível de extraordinária importância por através dela ser possível ter em conta as particularidades das comunidades intervenientes, não recebe o devido destaque. Por se reconhecer a importância de trazer a público as intervenções de menores dimensões, mas importantes para estes contextos, o FNAS considera-a uma das suas prioridades e daí instituir o prémio cuja primeira edição agora conhecerá os primeiros distinguidos. 

 

Data de introdução: 2016-12-09



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.