SEGURANÇA SOCIAL

Dois terços dos idosos temem pela sustentabilidade do sistema

Dois em cada três idosos inquiridos no barómetro seniores, realizado pela empresa QSP, considera que a Segurança Social corre o risco de não ser sustentável para as gerações futuras. A segunda edição do barómetro seniores, cujas entrevistas a mil idosos foram realizadas em Maio e Junho, revela "a desconfiança" dos seniores portugueses sobre o Estado e a sustentabilidade da Segurança Social.

Quase 65% acredita que a Segurança Social corre sérios riscos de não garantir a reforma às gerações futuras. Apenas 25,3% acredita na sustentabilidade da Segurança Social e 9,8% não sabe ou não quer responder. Para 62,9% dos portugueses inquiridos, a reforma está associada a um decréscimo da qualidade de vida e, de acordo com esta pesquisa, apenas 18,5% dos inquiridos afirmaram que "poupam ou pouparam algum valor mensalmente" ao longo da vida para o período de reforma.

Do universo de seniores considerado, 94,2% não tem qualquer apoio financeiro dos seus familiares e 24,7% afirmam prestar apoio financeiro a familiares.

O barómetro revela também que 62,2% dos inquiridos não se imagina a viver numa unidade de prestação de cuidados seniores - e se tivessem que viver apenas 13,8% escolheria viver numa "residência a tempo inteiro", sendo que é nas regiões tendencialmente mais rurais (interior norte e sul) que está a maior percentagem de pessoas que se imagina a viver numa unidade de prestação de cuidados para seniores.

O estudo revela ainda que 46,6 % dos seniores já possuem ligação residencial à internet contra 31,9% registados em 2009, quando foi realizado o primeiro barómetro, mas apenas 27,4 % usa o e-mail como meio de comunicação mesmo assim uma variação positiva de 11,2% relativamente a 2009.

Os responsáveis por este estudo, realizado pela QSP -- Consultoria de Marketing, referem que o Barómetro Seniores pretende colmatar a lacuna da falta de informação sobre este importante segmento de mercado.

O Barómetro é uma pesquisa baseada na consulta a mil pessoas com idades entre 55 e os 74 anos, através de entrevistas presenciais, em Portugal continental. Para garantir maior representatividade dos estratos considerados, foi considerada uma amostra proporcional em termos das variáveis demográficas região, idade e sexo. A amostra apresenta-se distribuída geograficamente da seguinte forma: Grande Lisboa (224 entrevistas), Grande Porto (116), Litoral Centro (155), Litoral Norte (179), Interior Norte (211) e Sul (115).

A amostra inclui 462 entrevistas a homens e 538 a mulheres, 565 entrevistados tinham 55/64 anos e 435 tinham 65/74 anos. O dimensionamento da amostra foi calculado com base nos pressupostos da amostra aleatória simples.

Citando dados do INE, a empresa salienta que "Portugal está a assistir a um continuado e forte envelhecimento demográfico" e que em 2012 havia uma proporção de aproximadamente 131 idosos por cada 100 jovens (0-14 anos), estimando-se para 2060 que haverá cerca de 307 idosos para cada centena de jovens.  

 

Data de introdução: 2014-09-02



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.