SAÚDE

Avanço na identificação dos genes envolvidos na esclerose múltipla

A identificação de 80 genes implicados nas vias inflamatórias e neurodegenerativas da esclerose múltipla oferecem novas perspectivas terapêuticas.

Os investigadores do Instituto de Genética Serono (SGI) alcançaram um importante avanço na identificação e criação de um registo dos genes envolvidos na esclerose múltipla. Pela primeira vez no âmbito desta doença, investigadores do SGI identificaram 80 genes implicados nas vias inflamatórias e neurodegenerativas da esclerose múltipla. Isto foi conseguido graças à análise de 40% do genoma e posterior comparação do perfil genético de um total de 1800 pessoas com esclerose múltipla e indivíduos saudáveis em diferentes populações.

Daniel Cohen, Vice-Presidente Mundial de Genética da Serono, considera que será conhecida em 2006 a sequência completa dos genes envolvidos na esclerose múltipla e que isto permitirá o desenvolvimento de novas terapêuticas para a abordagem desta patologia com medicamentos inovadores e mais específicos.

A compreensão das bases genéticas da esclerose múltipla permitirá à Serono desenvolver proteínas que poderão ser utilizadas como novas terapêuticas ou como novos medicamentos. Além disso o conhecimento genético desta patologia proporcionará a base para um melhor desenvolvimento de medicamentos mais eficazes direccionados a cobrir as actuais lacunas terapêuticas, assim como individualizar os tratamentos.

Este estudo de associação genética em grande escala foi levado a cabo num total de 900 pessoas com esclerose múltipla e 900 indivíduos saudáveis em França, Suécia e Estados Unidos. 

Fonte: SPEM Notícias
noticias@spem.org

 

Data de introdução: 2005-04-27



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...