SEGUNDO A NASA

2004 foi um ano muito quente

De acordo com um estudo feito pela agência espacial norte-americana (NASA), 2004 foi o quarto ano mais quente desde o século XIX, acreditando os investigadores que o aquecimento global deve fazer com que 2005 tenha uma temperatura média ainda maior. 

O ano passado teve uma temperatura média de 0,48 graus Celsius acima da média verificada entre 1951 e 1980, revelam os resultados da investigação conduzida por Makiko Sato e James Hansen, do Instituto Goddard para Estudos Espaciais. 

Para a teoria do aquecimento global contribui outro facto: as quatro maiores médias desde o final do século XIX ocorreram em anos recentes. O ano mais quente foi 1998, seguindo-se 2002, 2003 e 2004. 

Os cientistas, que procederam a análises de temperaturas médias, obtidas em terra e na superfície dos oceanos, concluíram que 2005 deverá ser mais quente do que 2004 e, provavelmente, ainda mais quente do que 1998. 

De acordo com os investigadores da NASA, a poluição provocada pelo homem tem ocupado um papel cada vez mais importante nas alterações climáticas. “Tem havido uma forte tendência de aquecimento nos últimos 30 anos, uma tendência cujos motivos têm sido mostrados como derivados primordialmente do aumento na atmosfera de gases que provocam o efeito estufa”, referiu James Hansen em comunicado.

 

Data de introdução: 2005-04-22



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...