Papa recebeu Santa Unção

O Papa João Paulo II recebeu, quinta-feira, a Santa Unção, o sacramento que substituiu, após o Concílio Ecuménico de 1962, a Extrema-unção dada aos doentes apenas em estado terminal, segundo um especialista em assuntos religiosos.

O jornalista e especialista em questões religiosas Manuel Villas- boas explicou à agência Lusa que a Santa Unção é um sacramento dado às pessoas com idade avançada ou doentes, mas não necessariamente em estado grave, terminal ou moribundo como acontecia com a Extrema-unção.

Manuel Villas-Boas adiantou que esta alteração foi efectuada após o Concílio Ecuménico de 1962 (Vaticano II), na reforma litúrgica que o seguiu. Uma nota urgente divulgada pelo porta-voz do Vaticano indicou na manhã de hoje que João Paulo II recebeu quinta-feira ao final da tarde (17:17 hora de Lisboa) a "Santa Viática", o mesmo que a Santa Unção.

De acordo com o especialista contactado pela Lusa, o termo "Santa Viática" é antigo e já pouco utilizado. O Papa João Paulo já tinha recebido em 1981 a Santa Unção, após o atentado de que foi alvo na Praça de S. Pedro em Roma.

 

Data de introdução: 2005-04-02



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.