DEMOGRAFIA

Não há incentivos aos casais com filhos

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas criticou a falta de incentivos aos casais com filhos no programa de Governo, na sequência de um estudo que indica que a taxa de natalidade baixou para metade em 40 anos.

"Não existe no programa de Governo uma palavra para apoiar os casais com filhos", disse o presidente da direcção da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), Fernando Castro.

Relativamente ao caso português, Fernando Castro atribui a diminuição da taxa de natalidade a uma "cultura anti-natalista", relacionada com os regimes fiscais. "É necessário alterar o regime fiscal que é nitidamente contra a família. No IRS, o valor das deduções que os pais podem fazer com as despesas de um filho é ridículo".

O presidente da APFN destacou ainda a questão do abono de família, defendendo que todas as famílias deveriam receber 120 euros/mês por filho, independentemente do rendimento familiar. "Esperemos que este estudo sirva de alerta para o Governo perceber que há um problema", concluiu Fernando Castro.

O estudo da Comissão Europeia defende também o que os fluxos migratórios devem crescer "para satisfazer as necessidades de trabalho" e que a idade de reforma deve continuar a aumentar.

A associação de famílias numerosas defende ainda que o aumento da idade da reforma não deve abranger os pais de famílias numerosas, já que estes, "com uma média de 4,2 filhos por casal (três vezes superior à média nacional), em nada contribuíram para essa situação. Pelo contrário".

 

Data de introdução: 2005-04-05



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...