FUNDAÇÃO ADFP, MIRANDA DO CORVO

Desafio ao Governo: criar Dia Nacional dos Trabalhadores de Lares e Residências Sociais

A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, desafia o país a criar o Dia Nacional dos Trabalhadores de Lares e Residências Sociais, uma homenagem que Jaime Ramos, presidente da instituição, considera mais do que justa.
Em ofício enviado ao primeiro-ministro, a vários partidos com assento parlamentar, à CNIS e à União das Misericórdias Portuguesas, a Fundação ADFP defende a criação de uma “data anual de homenagem e comemoração do papel de grande importância” desempenhado pelos trabalhadores dos lares e residências sociais.
Na missiva defende-se que “o trabalho das auxiliares, empregadas de quarto, ajudantes de lar, ajudantes de ação direta é muito importante e que esta importância é muitas vezes esquecida pela sociedade”.
“Neste contexto do Covid-19, mais se evidencia o significado de quem assegura o funcionamento das residências sociais para idosos, doentes crónicos, pessoas com deficiência. Muitas profissões e atividades com idêntico interesse têm maior reconhecimento público. As pessoas das residências sociais são pouco valorizadas e o seu trabalho pouco reconhecido”, pode ler-se no ofício assinado pelo também médico.
A Fundação ADFP irá, já este ano, criar uma data de homenagem “ao trabalho anónimo dos profissionais dos lares/residências e estabelecimentos de assistência social e saúde” e desafia Governo, Assembleia da República, CNIS e União de Misericórdias a seguir o mesmo exemplo.

 

Data de introdução: 2020-04-16



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.