CRIMINALIDADE EM PORTUGAL

Crimes com mais violência

Os crimes em Portugal são cada vez mais violentos. De acordo com dados da GNR, a criminalidade aumentou 1,4 por cento de Janeiro a Novembro de 2004.

O número de roubos, homicídios e violações até baixou no ano passado, mas os crimes registados são cada vez mais violentos.

A Guarda Nacional Republicana está preocupada com uso excessivo de armas nos crimes. Entre Janeiro e Novembro de 2004, os assaltos à mão armada aumentaram 1,8 por cento.

Ainda assim, o ano passado (sem os dados de Dezembro), pode considerar-se um ano positivo, já que a criminalidade global apenas aumentou 1,4 por cento. Nos últimos anos, este valor nunca foi inferior a 10 por cento.

No balanço da GNR é feita ainda a contabilidade dos crimes por região do país, com um sinal positivo para o interior: no distrito de Beja, a criminalidade baixou oito por cento.

O destaque, pela negativa, vai para o distrito de Faro, onde houve um acréscimo de dez por cento da criminalidade

Estes números dizem apenas respeito às áreas que são da responsabilidade da GNR, ou seja, de fora ficam os registos nas grandes cidade, que pertencem à PSP, e todos os crimes de maior gravidade, que ficam sob a alçada da Polícia Judiciária.

 

Data de introdução: 2005-01-18



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...