LISBOA

Almoço e folares para os sem-abrigo

Folares, filhós, cachupa, sumos e pão foram ontem distribuídos pela Associação para a Cooperação e Desenvolvimento Nóuni, que promoveu um almoço solidário de Páscoa junto ao Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa, para "levar um pouco de afecto a quem mais precisa".

A Associação, que nasceu há mais de uma década, para apoiar pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, há muito que alargou a sua ajuda a toda a comunidade. Já antes da crise económica se instalar, o número de sem-abrigo na capital rondava o milhar. "Agora, são muitos mais. Isto sem falar nos casos das pessoas que têm trabalho, mas que não têm o suficiente para sustentar a família", referiu ao JN Agostinho Rodrigues, presidente da Nóuni.

A associação organiza anualmente vários eventos, sobretudo em quadras festivas, quando a solidão se torna ainda mais penosa. "Queremos transmitir às pessoas a mensagem de que não estão sozinhas", frisou, acrescentando que ontem levou folares a zonas como os Anjos, Arroios e Martim Moniz.

Um dos sonhos antigos da Nóuni é criar uma fundação onde as pessoas possam pernoitar, comer, tomar banho e levar roupa limpa. A Câmara tem muitos prédios devolutos. É preciso criar uma sede, mas tem que ter qualidade e dignidade", afirmou.

Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2010-04-05



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...