ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS

Mensagem sobre o Dia do Pai

Celebra-se a 19 de Março o Dia do Pai. É importante parar um pouco, num mundo cheio de bens excelentes, em que os filhos são os mais excelentes, mas nem sempre amados e acarinhados como esperam, desejam, carecem e merecem para poderem crescer de forma harmoniosa e equilibrada. 

E parar impõe-se, para se avaliar, cada pai se avaliar, no seu exercício da paternidade, como algo responsabilizante e determinante em paridade com a mãe dos seus filhos. Cada filho tem direito a saber não só quem é o seu pai mas a ser amado por ele. Antes de nascer, como criança, como jovem e como adulto. Na realidade ser pai deve ser um acto de amor, de dávida, sem esperar tornas. 

Por isso, cada pai deve ter espírito e comportamentos para a escuta activa, para a disponibilidade e para o exercício da autoridade amorosa. Os filhos precisam de um pai presente e dispensam o pai camarada. Pais que se interessem pelo que os filhos fazem, mesmo naquilo que lhes parece pouco importante. Pais que saibam contar histórias e ouvir as histórias que os filhos lhes querem contar. Pais que dêem a mão aos filhos para um passeio. 

Pais que os abracem. Pais que se interessem, de facto, pelo quotidiano dos filhos e interessem os filhos pelo seu quotidiano. Pais que se preparam para o exercício da paternidade no que ele significa, como se disse, disponibilidade automaticamente amorosa para educar os filhos, dando-lhes um sentido para a vida. 

Por isso, é preciso parar. E reflectir cada dia e todos os dias sobre o modo como se exerce o “ministério” paternal, pois de serviço se trata o que cada pai é capaz de dar e tem de dar para que cada filho seja capaz de encontrar o seu caminho de forma livre e responsável.

É este o convite que queremos deixar a todos os pais neste dia que tradicionalmente se dedica ao Pai.

 

Data de introdução: 2005-03-25



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...