MAIA

Formação profissional para combater desemprego

É designado por SAPE - Soluções de Ajuda e Auto-Ajuda para o Emprego e pretende dar aos desempregados a formação necessária para optarem por continuar a trabalhar no seu sector, mudar, criar um negócio ou simplesmente aumentar as suas habilitações. A Câmara da Maia e o governo lançaram este projecto de apoio aos desempregados da região, numa experiência-piloto criada na sequência da falência da empresa têxtil Finex.

O encerramento da Finex lançou centenas de pessoas, maioritariamente mulheres, para o desemprego, criando uma situação a que as autoridades locais e nacionais tiveram de acorrer, pressionando os proprietários da Finex a procederem ao pagamento integral do que é devido aos trabalhadores.

Na sequência da mobilização criada em torno deste processo, surgiu a ideia de criar um projecto que permita aos trabalhadores desempregados, na sua maioria com décadas de vida profissional dedicadas ao têxtil, encontrar soluções de futuro.

Em vários espaços disponibilizados para o efeito no concelho da Maia, os desempregados serão preparados para enfrentar a burocracia necessária para formar a sua própria empresa ou aprenderão novas profissões, como as de cabeleireira ou mecânico.

Foi ainda criada uma linha verde que funcionará diariamente através do número 808 206 894 e que permitirá esclarecer todas as dúvidas.

Segundo Bragança Fernandes, Presidente da Câmara, o projecto conta já com a adesão de 350 desempregados da Maia e dos concelhos limítrofes.

 

Data de introdução: 2004-12-18



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O governo português não gasta o suficiente com saúde
No primeiro fim-de-semana de agosto várias urgências de obstetrícia e também urgências pediátricas estiveram encerradas. Algo que continua a ser notícia, mas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A autonomia das IPSS é a cura da Cooperação
Tenho de o escrever. E tratando-se de coisa jurídica, escrevo-o como quem, durante longos anos, tem sido promotor social em variados setores, menos na deficiência. É um certificado...