TABACO

Comissão Europeia lança nova campanha

A Comissão Europeia lançou uma nova campanha contra o consumo do tabaco destinada a dissuadir os jovens e a convencer os fumadores a desistirem do hábito. A nova iniciativa surge dias depois da entrada em vigor da Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, ratificada por Portugal em Janeiro do ano passado.

O documento foi aprovado por 192 países durante a 56ª Assembleia Mundial de Saúde, que decorreu entre 19 e 28 de Maio de 2003 em Genebra e até 23 de Fevereiro deste ano tinha já sido ratificada por 57 países. "Quero ver mais países seguir o exemplo da Irlanda, Itália e Malta, que proibiram fumar em todos os locais públicos", disse o comissário europeu Markos Kyprianu, que manifestou também o desejo de que, nos próximos anos, todos os Estados membros incorporem nos maços de tabaco "imagens chocantes" sobre os malefícios do tabaco.

Em Outubro passado, Bruxelas apresentou 42 imagens que reproduziam danos causados por este hábito, como tumores na garganta, pulmões com cancro e dentaduras em mau estado, que os países membros poderão imprimir nos maços de tabaco. A comissão investirá 72 milhões de euros na publicidade desta nova campanha.

 

Data de introdução: 2005-03-05



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.