RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

Prestação média por beneficiário subiu

O valor médio da prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI) por beneficiário situava-se nos 57,48 euros em Novembro, mais 19,54 euros que em Outubro, revelam os dados estatísticos publicados no site da Segurança Social.

Pelo contrário, o valor médio da prestação de RSI por família rondava os 181,49 euros, menos 97,71 euros que no mês anterior. Fonte do Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança justificou que "poderão verificar-se alterações dos valores médios mensais porque as prestações são calculadas em função dos rendimentos efectivos e da constituição das famílias abrangidas em cada mês".

Sublinhando que os "processos de RSI são muito dinâmicos", a mesma fonte adiantou que poderão ocorrer ajustamentos diários dos dados constantes do sistema informático de RSI.
"A informação é sistematicamente actualizada em função das alterações verificadas nos processos e, consequentemente, os dados estatísticos são redistribuídos em função do mês de entrada do requerimento e/ou do mês de decisão", adiantou.

No final de Novembro estavam processados um total de 69.656 beneficiários e 25.118 famílias, contra os 56.237 e 20.496, respectivamente, verificados em Outubro. Por beneficiário, Évora é o centro distrital com o valor médio da prestação mais baixo (42,47 euros), apesar de ter apresentado um aumento de 12,47 euros face ao mês de Outubro.

A Região Autónoma da Madeira, que é o centro distrital com a prestação média mais elevada por beneficiário, registou um aumento de 42,06 euros em Novembro, situando-se nos 83,57 euros, contra os 41,51 verificados no mês anterior.

Por família, o centro distrital de Castelo Branco registava em Novembro a prestação média mais baixa (148,13 euros), enquanto a Região Autónoma da Madeira manteve a liderança do centro distrital com a prestação média mais elevada (219,79 euros), apesar de este valor ter sofrido uma redução de 628,51 euros.

Em Outubro, Bragança (167,17 euros) e a Região Autónoma da Madeira (848,30 euros) foram os centros distritais que registaram a prestação média mais baixa e mais alta, respectivamente. Do número total de beneficiários (69.656), 27.889 tem menos de 18 anos, 5.553 tem 65 ou mais anos e 5.074 tem entre 35 e 39 anos.

O Rendimento Social de Inserção entrou em vigor em Junho de 2003, em substituição do Rendimento Mínimo Garantido.

 

Data de introdução: 2004-12-24



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...