NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ABRANTES

Rostos - II Exposição de Artes Plásticas

Rostos é o título da segunda edição da Exposição de Artes Plásticas, da autoria de um grupo de alunos do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, que decorre até 31 de Dezembro, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes. 

“Cada rosto representa um pouco de nós” e esse foi o tema proposto aos alunos da área Educacional e aos utentes do Centro de Actividades Ocupacionais do CRIA . 

Durante quase um ano, na sala de expressão plástica, com a orientação do monitor José Carlos Veríssimo, o grupo deu largas à criação e sensibilidade. Executaram uma tela conjunta em que pintaram “rosto” da Instituição e retrataram a forma como cada um vê este espaço que é parte integrante do seu quotidiano. Paralelamente, executaram trabalhos individuais, utilizaram as técnicas e os materiais adequados a cada uma destas obras que, em comum, têm as cores vivas e o amor que os artistas nelas depositaram a cada traço de pincel. 

Os Artistas Plásticos que integram esta exposição colectiva são: Armando Cristo, Vítor Hugo, Ricardo Pereira, Teresa Margarida, Madalena Ramos, Luís José, Elizabete Cordeiro, Marta Pinto, Raúl Neto, João Machado, Fernanda Estronca, Nuno Heitor, Dora Marcelino, Nuno Dias, Sandra Alves e Patrícia Ferrão. 

Esta exposição é, certamente, muito especial, porque são telas que retratam afectos e emoções. Os artistas são jovens, todos portadores de deficiência que, pela arte mostram a sua visão diferente do mundo e as suas capacidades artísticas. 

Recorde-se que o CRIA, Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída pelas valências: Educacional, Centro de Actividades Ocupacionais, Formação Profissional e Empresa de Inserção. Procura proporcionar às crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais condições promotoras do seu desenvolvimento pessoal, social e profissional, de forma a maximizar as suas potencialidades e optimizar a sua qualidade de vida. 

Foi a pensar nestes objectivos que surgiu o estímulo para que um grupo de alunos do Centro de Actividades Ocupacionais e da área Educacional participasse neste projecto de Expressão Plástica e Criação Artística. 

O resultado desta aposta está patente ao público, até 31 de Dezembro, nesta Exposição que pode ser visitada na Biblioteca Municipal António Botto, de segunda a sexta-feira, das 10h 30 às 19h 30, em Abrantes. 


 

Data de introdução: 2004-12-23



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.