SPEM atribui o 6.º Prémio Homenagem

Os Prémios Homenagem 2003 e 2004 foram respectivamente entregues ao Dr. ANTÓNIO SANTOS MAGALHÃES e à ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER no decorrer da inauguração da Sede Nacional da SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - por ocasião do vigésimo aniversário da Instituição que teve lugar no passado dia 4 de Dezembro, em Lisboa.

O Dr. ANTÓNIO SANTOS MAGALHÃES que à época foi convidado a integrar o prestigiado Grupo Internacional da Federação Internacional das Sociedades Europeias e Americanas de Esclerose Múltipla (o IMAB) com sede em Viena de Áustria e que no regresso a Portugal, já na qualidade de membro do IMAB, avançou na constituição de uma Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla a qual é viabilizada com a colaboração de dois amigos. 

Começa, assim, nos finais da década de 70, semanalmente, uma assistência especializada aos doentes com esclerose múltipla, em que o homenageado teve um papel pioneiro no qual, numa época em que primava o conceito dualista de "cura ou abandono", assumiu plenamente o significado da palavra APOIO.

A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER que existe desde 1988 tem como objecto obter e prestar aos doentes de Alzheimer e aos seus cuidadores o melhor apoio possível a todos os níveis, recolher os últimos ensinamentos sobre a doença, divulgá-los e promover a investigação por forma a contribuir para um melhor conhecimento das suas causas, efeitos e profilaxia e é reconhecida, desde 1992, como Instituição Particular de Solidariedade Social tendo, em Janeiro de 2003, inaugurado o seu primeiro Centro de Apoio Diurno onde passou a funcionar, igualmente, um Serviço de Apoio Domiciliário.

Os Prémios Homenagem 2003 e 2004 foram atribuídos por um Júri constituído pela Dr.ª Angela Valença (do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla), pela Dr.ª Fernanda Ruaz (da Comissão Promotora da FIADC - Federação de Instituições de Apoio a Doentes Crónicos), pelo Dr. Nuno Lopes (da ANF- Associação Nacional de Farmácias), pela Dr.ª Isabel Soares (da APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica), pela Dr.ª Margarida Sousa (da ARSLVT - Associação Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo) e por Rui Narciso (da SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla).

Com este Prémio a SPEM quer reconhecer a contribuição feita por distintas personalidades ou organizações que tiveram uma importante contribuição na luta contra as dificuldades experimentadas pelas pessoas com deficiência e ajudaram as pessoas a ajudarem-se a elas próprias.

Desde 1999 que o Prémio Homenagem, instituído formalmente no dia 8 de Outubro de 1999, no European Commission Bulding, em Dublin, na Irlanda, com a apresentação transnacional de uma estatueta, criada para o efeito, vem sendo atribuído.

Já foram distinguidos com o Prémio Homenagem a Dr.ª Maria Guida de Freitas Faria (1999), o Dr. José Dias Correia (2000), o Museu "Pavilhão do Conhecimento" (2001) e a CERCI (Cooperativa para a Educação e reabilitação de Crianças Inadaptadas) Lisboa (2002). 

História do Prémio Homenagem

 

Data de introdução: 2004-12-10



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...