PIB NACIONAL PER CAPITA

Maior queda em 2003

Segundo dados preliminares divulgados pelo Eurostat, a evolução do PIB per capita de Portugal registou um decréscimo de três décimas em 2003, para situar-se cerca de 25% abaixo da média da União Europeia a 25, evidenciando a maior queda entre todas as economias do espaço europeu.

Em 2003, a evolução do PIB per capita de Portugal recuou para os níveis de 1997, quebrando a tendência estabilizada observada entre 1999 e 2002.

Entre os 25 países da União Europeia (UE), nenhuma outra economia divergiu de forma tão acentuada. A título comparativo, a Irlanda estava 33% acima da média europeia e as maiores economias da Zona Euro (Alemanha, França e Itália) 10% acima da média estimada pelo Eurostat.

O diferencial encontrado para os diferentes rendimentos per capita no conjunto da UE varia entre os cerca de 40% abaixo da média (República Checa e Hungria) e um máximo de 245% acima do referencial (Luxemburgo, que beneficia da elevada componente da imigração na economia local), indica o organismo europeu de estatística, sublinhando que os números de 2003 ainda são provisórios.

 

Data de introdução: 2004-12-07



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.