CHAMA DA SOLIDARIEDADE

Nove dias em festa de Lisboa até Barcelos

A Chama da Solidariedade é uma iniciativa da CNIS, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, que tem como objectivo, através das UDIPS nela filiadas, o envolvimento das Instituições, dos seus utentes, dos seus colaboradores e da população em geral, na promoção da Festa da Solidariedade.
A Festa da Solidariedade é um evento de âmbito Nacional, que promove o encontro de todos quantos se dedicam à Solidariedade.

Realizada em Setembro de 2007 em Lisboa, a realizar em Barcelos em Setembro de 2008, cabe à Chama da Solidariedade percorrer o caminho entre estas duas Cidades, atravessando os Distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, envolvendo todos os que num gesto solidário quiserem transportar a Chama que durante 9 dias representará o empenhamento Solidário do povo Português.

As reuniões de preparação têm-se multiplicado havendo já ar decisão de se fazer um cartaz específico para cada distrito e um hino da solidariedade. Vão sendo conhecidas algumas das iniciativas organizadas por comissões de IPSS responsáveis pela dinamização da sua parcela do percurso.
Em Braga a equipa distrital encarregada de dinamizar a “Chama da Solidariedade” na passagem pelos concelhos do distrito, constituída por representantes dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Braga e Barcelos, ajustou o percurso da “Chama” entre Famalicão e Braga, onde ser realizará uma Festa nocturna, com duas partes: a 1.ª dedicada às crianças e a 2.ª dedicada mais aos adultos, onde intervirão diversas IPSS do Concelho de Braga e outros concelhos.

Em Vila Nova de Famalicão, a equipa concelhia constituída pela Associação dos Moradores de Lameiras, Associação Engenho, Centro Social e Paroquial de Avidos e da Câmara Municipal (adjunto do Presidente para a área social), definiu o percurso da “Chama” e foram iniciados os contactos com o respectivo Vereador da Educação no sentido de cativar todos os agrupamentos escolares do concelho para esta causa. Decidiu-se ainda contactar as paróquias, escuteiros, motards e a escola profissional CIOR, para manter animação durante todo o percurso com um carro alegórico.
A Chama da Solidariedade iniciará o seu percurso a 19 de Setembro em Lisboa e terminará em Barcelos no dia 27 de Setembro atravessando os seguintes Concelhos.

Lisboa
Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Alenquer e Azambuja

Santarém
Cartaxo, Santarém, Torres Novas e Ourém

Leiria
Batalha, Leiria e Pombal

Coimbra
Figueira da Foz e Mira

Aveiro
Mealhada, Anadia, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azemeis, São João da Madeira e Santa Maria da Feira

Porto
Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso

Braga
Famalicão, Braga e Barcelos

 

Data de introdução: 2008-08-05



















editorial

Legislativas 2019

No contexto da pré-campanha eleitoral para as Eleições Legislativas de 2019 surgiram várias propostas e foram enunciadas algumas preocupações que conectam diretamente com o que são as competências e a tradição...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

A conetividade como condição de sobrevivência das instituições
O conceito que no século XX mais influência teve na economia global, no mundo do trabalho e na vida dos cidadãos foi a globalização. Embora não tenha sido a...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

A China e o desafio de Hong Kong
Já lá vão umas largas semanas sobre o início da crise social e política que atingiu Hong Kong, uma crise que, pelo menos aparentemente, ainda está longe de ter...