LISBOA

Terceira reunião do Conselho Consultivo das Famílias

No dia 21 de Fevereiro, em Lisboa, presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, com a participação da CNIS representada por Maria João Avillez, decorreu a 3ª reunião do Conselho Consultivo das Famílias para serem abordados temas como “novos instrumentos de combate à pobreza e de estímulo à natalidade”, “avaliação das políticas em curso com impacto nas famílias”, “programa PARES” e “Carta de princípios para a Parentalidade Positiva”.

Foram apresentadas as medidas mais recentes com impacto na família, que a representante da CNIS qualificou de positivas, chamando a atenção, porém, para o problema do encerramento de ATL’s, para a necessidade de mais respostas para os idosos e para a questão da crescente desertificação, problema também colocado por outros participantes.

Pelos Secretários de Estado presentes foram prestados esclarecimentos sobre a 3ª fase do programa PARES, só para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, com prioridade às creches, e foi anunciado que está a ser criado um sistema de apoio a pessoas surdas, idosas e vivendo sós, que lhes permita pedir auxílio por SMS. No encontro, também foi apresentada a 1ª versão da Carta de Princípios para uma Parentalidade Positiva.

 

Data de introdução: 2008-03-06



















editorial

Contratação Coletiva

(...) A opção por uma contratação coletiva de trabalho leal e responsável com os representantes dos trabalhadores tem constituído uma orientação sem desvios da nossa Confederação.

inquérito

O Orçamento de Estado para 2018 é favorável ou prejudicial ao funcionamento das IPSS?

opinião

Padre José Maia

Idosos sós, pobres, doentes
(...) Há muitos anos que as situações de pessoas idosas em situação de solidão e pobreza têm merecido das Instituições Particulares de...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Tréguas Olímpicas?
De repente, o mundo parece ter respirado de alívio. É que a ameaça de um conflito militar na península da Coreia, se não foi completamente afastada, diminuiu claramente...