Banco dá telemóveis aos pobres

O Grameen Bank, que se tornou conhecido por ajudar os pobres do mundo, vai financiar a aquisição de telemóveis por parte dos mendigos do Bangladesh.
O objectivo do projecto é que os mendigos emprestem os aparelhos, por uma certa quantia, a pessoas de uma aldeia onde não existe telefone convencional. Com o dinheiro arrecadado, eles poderão pagar a dívida e, futuramente, talvez deixar de mendigar.

«Esse grupo menos favorecido pela sorte merece uma oportunidade de melhorar de vida. E nós acreditamos que o nosso projecto promoverá a mudança», disse Dipal Chandra Barua, vice-director administrativo do banco, à agência de notícias Reuters.

O Grameen Bank, criado pelo professor de economia Mohammad Yunus, já recebeu vários prémios internacionais por ter feito pequenos empréstimos a famílias carentes para que elas pudessem abrir o seu próprio negócio, como por exemplo a criação de galinhas. «Em pouco tempo, estas pessoas tornaram-se auto-suficientes e hoje são como sócias do banco», relatou aquele responsável da instituição bancária.

 

Data de introdução: 2004-10-21



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.