CONCLUSÕES

4.º Seminário - Voluntariado em Saúde

Realizou-se no passado dia 13 de Abril o 4.º Seminário “Voluntariado em Saúde” que reuniu 146 voluntários e profissionais da saúde e sociais, estudantes e cidadãos na cidade do Entroncamento, onde foram tratados os temas “A Qualidade na Saúde” e “Contributos do Voluntariado para a Qualidade dos Cuidados de Saúde”.
A organização esteve a cargo do Banco Local de Voluntariado do Entroncamento.

O Evento foi presidido por Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e os temas foram tratados pelo Dr. Brissos Lino, docente da Universidade Autónoma de Lisboa moderado pela Enf.ª Chefe Sónia Pereira do Centro de Saúde do Entroncamento, e representantes da Caritas Diocesana de Coimbra, da Obra de Santa Ana – Parede / Cascais e da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas, com moderação pelo Dr. Alexandre Nunes, da Bolsa de voluntariado da Figueira da Foz.

As Conclusões do Seminário foram aprovadas por unanimidade e aclamação, destacando-se:

Deve ser valorizada a figura do Voluntário da Saúde como integrante da equipa multidisciplinar de prestação de Cuidados em Saúde, ajudando na sua especificidade. O seu contributo específico deve ser considerado como parte da resposta à necessidade de humanização dos Serviços, à criação de um ambiente terapêutico favorável e uma mais-valia na prestação de Cuidados com Qualidade visando adequadas respostas às necessidades, à satisfação do cliente e à concretização dos Objectivos das Unidades de Saúde.

Na avaliação do evento, noventa e oito por cento dos participantes consideraram o Seminário oportuno e muito oportuno, bem organizado ou muito bem organizado, com temas e documentação interessante ou muito interessante. Noventa e seis por cento foram informados da realização do Seminário na Entidade onde exercem a actividade profissional, voluntária ou de ensino / aprendizagem.

Em resultado do sucesso deste e dos anteriores, a Organização anunciou a realização da quinta edição do Seminário “Voluntariado em Saúde”, para 28 de Março de 2008, com o tema “Cuidados em Saúde Mental”.

 

Data de introdução: 2007-04-14



















editorial

Risco de pobreza

Realizado em 2019 sobre os rendimentos do ano anterior, o "Inquérito às Condições de Vida e Rendimento" indica que 17,2% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2018. Menos 0,1 ponto percentual que no ano anterior, mas embora diminuindo...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
Esta semana fui convidado pela administração do grupo Altice para assistir, em Braga, a um evento sobre responsabilidade social das empresas. Ora aqui está um tema que vai seguramente...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

O Muro de Berlim e os outros muros
A queda do Muro de Berlim foi, certamente, um dos acontecimentos mais importantes da segunda metade do século vinte. Basta lembrar que abriu o caminho para o desmantelamento da “Cortina de...