DIA EUROPEU SEM CARROS

Só um quarto dos municípios portugueses aderiu

A iniciativa Dia Europeu Sem Carros tem lugar hoje, quarta- feira, dia 22 de Setembro, contando com a adesão de 51 municípios portugueses, o que equivale a menos de um quarto da totalidade dos municípios do país. 

Os automóveis particulares são substituídos pelos transportes públicos e outros meios de transporte não poluentes, como as bicicletas ou os patins, também por passeios pedestres. 

Pretende-se facilitar a mobilidade nos centros urbanos, melhorando a qualidade ambiental. 

O Instituto do Ambiente faz hoje medições dos níveis de ruído e de poluição do ar em vários locais do país (Amadora, Évora, Fafe, Ovar e Vila Franca de Xira, entre outros municpípios). 

A importação desta iniciativa por Portugal teve lugar no ano 2000. 

A iniciativa encerra a Semana da Mobilidade, iniciada no passado dia 16 e dedicada às crianças.
Segundo estatísticas divulgadas pela União Europeia, mais de duas mil crianças e adolescentes até aos 17 anos morrem anualmente na Europa, vítimas de acidentes de trânsito.

Para saber mais sobre o Dia Europeu Sem Carros 

 

Data de introdução: 2004-09-22



















editorial

Compromisso de Cooperação

As quatro organizações representativas do Sector  (União das Mutualidades, União das Misericórdias, Confecoop e CNIS) coordenaram-se entre si. Viram, ouviram e respeitaram. 

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Regionalização
O tema regionalização mexe com interesses. Por isso, não é pacífico. Do que se trata é de construir uma forma diferente de distribuição de poder e,...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Primaveras que nunca chegaram
Morreu não há muito, em pleno tribunal onde iria ser julgado pela segunda vez, aquele que foi presidente egípcio entre 2012 e 2014, altura em foi deposto por um golpe militar...