CASA DOS RAPAZES - FARO

Angariação de fundos para jardim de infância

Depois do sucesso da creche "O relógio", o Instituto D. Francisco Gomes lança a primeira pedra para a criação de uma infra-estrutura pré-escolar. A apresentação do projecto teve lugar dia 20 de Março, num almoço oferecido pela instituição aos Órgãos de Comunicação Social e a algumas entidades privadas de prestígio na região. 

O mote foi " Venha ajudar na construção do pré-escolar O Relógio" e o objectivo sensibilizar as empresas e outras entidades para a importância deste projecto, não só para a comunidade local mas principalmente para a concretização de uma estratégia de gestão auto-suficiente que a direcção do Instituto D. Francisco Gomes vem implementando.

Contando com o apoio da Segurança Social e da Direcção Regional de Educação do Algarve, estive também presente neste almoço o Eng. Libório Correia (Director Regional da Educação) que, dando o exemplo, lançou o primeiro tijolo da obra e relembrou que são iniciativas como estas que diferenciam o trabalho de certas instituições, abrindo-as para a comunidade e dignificando o seu trabalho.
Com capacidade para 75 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade, o futuro jardim-de-infância "O Relógio" compreende três salas de aulas, uma sala de apoio e refeitório. Como explica António Barão, trata-se de um espaço de qualidade tal como a creche "O Relógio", inaugurada em Setembro de 2005, e que vem dar resposta à elevada procura que se verificou aquando das inscrições para a mesma: "Muitos pais telefonavam pensando que a creche "O Relógio" recebia crianças com mais de três anos. Se o pré-escolar já era uma ambição, passou a ser uma certeza. Sendo uma continuidade do projecto da creche decidimos baptizar com o mesmo nome e construí-lo com a mesma qualidade".

Com um orçamento que ronda os 40 000 euros é indispensável conseguir mecenas que contribuam para a concretização desta obra, que se mostra de grande importância para assegurar a sustentabilidade, a longo-prazo, do papel desempenhado pelo Instituto D. Francisco Gomes na educação de mais de 60 crianças/adolescentes. Só com o estabelecimento de sinergias com entidades públicas e privadas se conseguirá reunir as condições necessárias, não só para a edificação do pré-escolar mas igualmente para o apetrechamento do mesmo com materiais didácticos de qualidade.

 

Data de introdução: 2006-04-12



















editorial

As nossas diferenças potenciam a coesão e a união

Discurso do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CNIS, José Carlos Batalha, por ocasião da tomada de posse dos órgãos sociais para o mandato 2019-2022. 

inquérito

Que expectativa tem para o ano de 2019?

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Estados Unidos: a crise do orçamento e o muro
Que um governo norte-americano fique temporariamente inoperacional, por via da não aprovação do seu orçamento, não constitui propriamente uma novidade. Que uma crise...

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Obrigado, Padre Lino!
Ainda no rescaldo do sufrágio eleitoral na CNIS em que o Padre Lino Maia voltou a merecer, por voto secreto, a confiança das centenas de Instituições Particulares de...