Famalicão reforça combate à pobreza e exclusão social

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem em marcha um projecto de solidariedade social destinado a combater a exclusão social e a pobreza no concelho. O denominado Projecto de Vila Nova de Famalicão para a Integração Territorial (PROFIT) envolve um investimento aproximado de um milhão de euros e resulta de uma candidatura, recentemente aprovada, pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, ao abrigo do Programa para a Inclusão e Desenvolvimento (Progride).

O PROFIT, cuja implementação no terreno está em curso, estará em vigor até 2009, sendo promovido pelo pelouro da Acção Social da autarquia famalicense e executado pelo Centro Social da Paróquia de Esmeriz.

Com este projecto, pretende-se enfrentar três dos principais problemas concelhios, responsáveis pela reprodução de diversas situações de vulnerabilidade no concelho, sendo as baixas qualificações escolares, as baixas qualificações profissionais e as elevadas taxas de desemprego, as principais preocupações.

Visando dar resposta a diversas necessidades diagnosticadas e complementar as acções definidas no Plano de Desenvolvimento Social, da Rede Social do Município de Vila Nova de Famalicão, o PROFIT organiza-se em três eixos de intervenção – a escolaridade, a empregabilidade e o emprendedorismo – interligados entre si, e em torno dos quais se envolvem diversos parceiros específicos.

Neste sentido, o PROFIT irá envolver diversas acções, tendo como principais objectivos a promoção de medidas e práticas para a inclusão na escola; impulsionar a criação de iniciativas entre as escolas e a estrutura económica local; aumentar as qualificações escolares e profissionais dos activos; desenvolver novas iniciativas de emprego e promover a responsabilidade social das empresas e o seu papel na inclusão, entre outros.

Para além da Câmara Municipal e da Rede Social de Vila Nova de Famalicão, o PROFIT pretende ainda envolver um conjunto de entidades parceiras, optimizando os esforços e as sinergias de toda a comunidade famalicense.

 

Data de introdução: 2005-12-06



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.