DESDE QUE COMEÇOU A PANDEMIA EM PORTUGAL

Nenhuma morte em lares na última semana

O país não registou na última semana mortes provocadas pela covid-19 em lares, pela primeira vez desde que começou a pandemia, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

"Esta é a primeira semana desde que começou a pandemia que não temos registos, do ponto de vista da nossa monitorização semanal de óbitos covid em lares", afirmou a ministra, em declarações à agência Lusa à margem de uma visita à Associação Mais Proximidade, que apoia idosos isolados no centro de Lisboa. 

Ana Mendes Godinho precisou que desde o dia 29 de março que não se registaram mortes associadas à covid-19 nos lares do país.

A governante notou que esta "semana zero" deve-se, essencialmente, à testagem preventiva que é feita aos trabalhadores dos lares, ao processo de vacinação em curso, assim como aos cuidados de quem trabalha nestes espaços e implementa "todas as medidas de prevenção". 

A ministra salientou, também, que estão neste momento ativos "18 surtos em todo o país, em lares", o menor número registado desde o final de março, quando foi montado o sistema de monitorização que permite contabilizar estes dados.

"O objetivo é continuarmos com este cuidado permanente. Aliás vamos continuar com os testes preventivos aos trabalhadores até ao final de junho precisamente como uma medida de precaução", concluiu.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

Data de introdução: 2021-04-09



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.