COVID-19

Vacinação nos lares de idosos começa segunda-feira em 25 concelhos

A vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos vai arrancar na próxima semana nos 25 concelhos com um nível de risco extremamente elevado, onde foram identificadas 150 Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), anunciou a ministra da Saúde.
Em conferência de imprensa, no Palácio da Ajuda (Lisboa), Marta Temido explicou que a prioridade de vacinação contra a Covid-19 nas ERPI e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) foi definida com base no mapa de risco.
Os primeiros a receber a vacina a partir de segunda-feira, quando está prevista a chegada a Portugal de mais doses, são as 150 estruturas identificadas nos 25 concelhos com risco extremamente elevado.
Por região, são 11 no Norte, cinco no Centro, um em Lisboa e Vale do Tejo e oito no Alentejo.
Na semana seguinte, a partir de 11 de janeiro, a vacinação avança para os lares de idosos dos restantes concelhos.
Marta Temido disse também que até agora não foi detetado nenhum caso de reação grave à vacina e que foram relatadas reações leves em alguns momentos, mas não motivaram qualquer notificação.
De acordo com a ministra, a acontecer essa reação "os profissionais de saúde sabem como proceder", sendo que, quando a população em geral começar a ser vacinada, "a indicação poderá ser a de contactar com a linha de Saúde 24, que poderá encaminhar para a unidade onde foi administrada a vacina".
Nas respostas aos jornalistas, Marta Temido disse também que o Ministério da Saúde fará uma reunião informal com os cinco hospitais que iniciaram a vacinação contra a Covid-19 no domingo, para perceber o que correu bem e menos bem, para melhorar.
Também questionada pelos jornalistas Marta Temido disse que Portugal se mantém no processo de compras conjuntas de vacinas da União Europeia (em vez de comprar diretamente à farmacêutica) e desvalorizou que 140 profissionais do Hospital de Viseu tenham decidido não tomar a vacina.
A ministra recordou que a vacinação é facultativa, e que há razões várias, e pessoais, para que pessoas optem por não se vacinar neste momento: "Se as pessoas entenderem que precisam de mais informação aguardaremos por elas".

 

Data de introdução: 2020-12-30



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.