COVID-19: BRIGADAS DE INTERVENÇÃO RÁPIDA

CNIS faz apelo para a criação de uma bolsa de interessados em participar nas BIR

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS) tem vindo a envidar todos os esforços para a agilização de processos nomeadamente pelas dificuldades em recursos humanos para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), situação de carência e dificuldade bem conhecida de todos. Não obstante, esta carência tem-se revelado um fenómeno mais vasto, de nível nacional, que se vem acentuando com o agravamento da situação da Pandemia COVID-19.

Tendo em conta a excecionalidade da situação de emergência de saúde pública que se vive no momento atual e a proliferação de casos registados de contágio com COVID - 19, em especial junto da população mais vulnerável, foram criadas as Brigadas de Intervenção Rápida (BIR), que têm como objetivo assegurar, temporariamente, o reforço do quadro de recursos humanos das Instituições, que desenvolvem respostas sociais residenciais, em situações de surto COVID-19, quando o quadro de pessoal existente não possibilitar a prestação de cuidados.

As BIR poderão ser compostas por Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Ajudante de Ação Direta e Auxiliares de Serviços Gerais, mobilizados pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em articulação com o Instituto de Segurança Social, I.P. (ISS,I.P.), entidade com quem, nesse âmbito, celebrou um protocolo.

A CNIS encetou um aprofundamento da agilização de contactos com a CVP no sentido de poder contribuir para uma melhor articulação e eficácia da ação daquelas equipas junto das IPSS, após a validação pelos Centros Distritais relativa à intervenção das BIR. Neste processo, a CVP transmitiu à CNIS o pedido de podermos potenciar um apelo no âmbito da nossa rede de contactos, interna e externa, dada a enorme dificuldade que a própria CVP tem tido em recrutar para aquelas equipas.

Consideramos que há toda a oportunidade para, mais uma vez, demonstrarmos a nossa capacidade de partilha e colaboração, pelo que levamos ao vosso conhecimento o apelo que a CVP nos transmitiu. Creiam-nos empenhados em todas as colaborações que possam, de forma estruturada, responder às necessidades das IPSS, reconhecendo, no entanto, também, que nestas circunstâncias que estamos a viver, podemos sempre dar um contributo para quem nos quer ajudar melhor, mas se depara com constrangimentos da mesma natureza.

Agradecemos toda a vossa colaboração no sentido de conseguirmos uma bolsa de interessados em participar nas BIR. Os interessados poderão inscrever-se em rh.tecnico@cruzvermelha.org.pt

A Solidariedade do Sector Social Solidário obriga-nos a transmitir este apelo.

O presidente da CNIS

Lino Maia, padre

Porto, 28.10.2020

 

Data de introdução: 2020-10-28



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.