INICIATIVA DA PT COMUNICAÇÕES

Programa Mão-na-Mão

O projecto Mão-na-Mão é promovido e liderado pela PT Comunicações e reúne um conjunto de vários parceiros que dão as mãos em benefício dos que mais necessitam. 

As empresas que integram este projecto são: a Portugal Telecom, a Siemens, a IBM Portuguesa, o INOV, a TELEMANutenção, a Eurosistema, a Editora RH, a Telepac, a Lusomundo Cinemas, a TV Cabo, a BP Portuguesa, a TMN, a Xerox Portugal, a PT Inovação, a PT Prime, a Microsoft e mais recentemente a Sacoor Brothers e a Delta Cafés. 

Estas empresas dão aos seus trabalhadores a hipótese de poderem fazer voluntariado no seu horário normal de trabalho sem que lhes descontem nada por isso. Ou seja, as empresas dão a sua força humana a pessoas e instituições necessitadas. 

O projecto nasceu em Abril de 2001 com uma pequena iniciativa desenvolvida pela PT e até hoje cerca de 1050 voluntários já deram as suas mãos a mais de 45 000 pessoas beneficiadas.
Ao todo cerca de 22 instituições já sentiram este apoio humano. Faz parte do lema do Mão-na-Mão “vamos colaborar naquilo que for preciso, tendo em conta não só aquilo que melhor sabemos fazer, mas também tudo aquilo que de melhor pudermos fazer, mas sempre orientados por quem detém o conhecimento. Vamos reabilitar espaços, dar formação, levar as pessoas que mais precisam a locais de informação, lazer e/ou cultura”. 

O objectivo do Mão-na-Mão é prestar apoio através da concretização de acções direccionadas para Instituições Privadas de Solidariedade Social e Organizações não Governamentais que intervêm na área da exclusão social e no apoio a cidadãos com deficiência ou doenças severas.
Acções efectuadas: Visita ao Oceanário de Lisboa com crianças da SOL e da AMI de Lisboa, Cascais e Almada; Participação no rastreio de doenças cardiovasculares levado a efeito pelos Médicos do Mundo; Pintura das "Portas Amigas" da AMI em Cascais ; Matiné de fado e danças de salão no Centro Comunitário de Telheiras; Reflorestação da Tapada do Mouco em Sintra; Preparação da ceia de natal dos Sem Abrigo; Construção da base de dados para os "Barnabés" da Asociação Acreditar - Matiné de teatro "Bom dia Palhaço" ;Peditório para a CEDEMA - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Mentais Adultos; Teatro - "A Feira dos Malandrecos" do grupo de teatro "A Carroça" - Brinca Agosto - Visita ao Badoca Parque com jovens surdos e ouvintes - Recolha de prendas de Natal para a Fundação do Gil nos Hipermercados Continente de todo o país - Web-Exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa de reabilitação dos utentes da AFID (Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente) - Formação à Acapo - Um dia de sonho na cidade - Jogos sem Fronteiras, na AFID - Colónia de Férias de Alcoitão - Visita das Crianças do Centro Helen Keller - entre outras.



 

Data de introdução: 2005-10-08



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.