COVID-19 - TESTEMUNHO UDIPSS CASTELO BRANCO

Luz ao fundo do túnel?

Com o intuito de traçar um retrato da situação das IPSS a nível nacional perante a pandemia do novo coronavírus, fica o testemunho dos responsáveis pelas diversas estruturas intermédias da CNIS.
Assim, aos dirigentes das Uniões Distritais e das federações da área da Deficiência que integram a CNIS foram colocadas duas questões sobre o momento atual.

MARIA DE LURDES POMBO, UDIPSS Castelo Branco.

1 – Que balanço faz da pandemia nas IPSS do distrito?

"A UDIPSS de Castelo Branco, face à pandemia Covid-19, definiu imediatamente como ia ser o seu apoio às associadas com valências de ERPI, lares residências e apoio domiciliário, as respostas sociais   que continuavam em funcionamento. Todos os órgãos sociais da UDIPSS foram envolvidos, dividindo-se para dar apoio de mais proximidade junto de cada uma das três zonas que foram definidas no distrito. E, assim, apoiámos algumas associadas na implementação dos planos de contingência. Não recebendo apoio de nenhuma entidade e esquecidos pelos serviços de saúde, os presidentes das Câmaras de todos os concelhos foram sempre nossos parceiros. Definiram um ou mais espaços em cada concelho para receber utentes dos lares, evitando que fossem para fora da região quando infetados, porque nem todas as IPSS têm espaços disponíveis. Como só a CNIS nos enviou luvas para distribuir aos associados, foi possível obter equipamento de apoio de várias Câmaras Municipais, médicos dentistas e associação de futebol, conseguindo-se atenuar um pouco as despesas das instituições. As Câmaras Municipais do distrito fizeram testes rápidos aos colaboradores de todos os lares. Até hoje não há nenhum lar do distrito que tenham utentes infetados. Felizmente, estamos tranquilos, mas sempre vigilantes". 

2 – Como perspetiva o futuro próximo?

"Sentimos que há um olhar diferente do SNS para os lares, o que é importante face ao desconfinamento que se vai iniciar. Com a abertura necessária da economia e serviços exige-se ainda mais de nós e, seguramente, vamos dar o nosso melhor. Considero que os nossos colaboradores também são heróis e merecem palmas".

 

Data de introdução: 2020-05-07



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.