PADRE JOSÉ MAIA

Obrigado, Padre Lino!

Ainda no rescaldo do sufrágio eleitoral na CNIS em que o Padre Lino Maia voltou a merecer, por voto secreto, a confiança das centenas de Instituições Particulares de Solidariedade Social filiadas na Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, quero, em nome pessoal, dizer-lhe, através do SOLIDARIEDADE: OBRIGADO, PADRE LINO!

Conheço relativamente bem o que significa assumir as responsabilidades de presidente da CNIS, assegurando o cumprimento dos objetivos que os estatutos da CNIS exigem da Direção Nacional e das equipas de trabalho por ela lideradas para prestarem relevantes serviços de apoio social, técnico, jurídico e negocial ao conjunto das Instituições. Por isso mesmo, e sem desprimor por todos aqueles que, anteriormente, desempenharam já estas funções de liderança, sinto-me legitimado para reconhecer a coragem e o sentido de missão que, nos tempos que correm, significa esta disponibilidade para SERVIR!

Parto do suposto de que os milhares de membros os Órgãos Sociais, bem assim como dos muitos milhares de trabalhadores que asseguram, no dia a dia, o bom funcionamento da imensa rede de equipamentos e serviços ao serviço da Comunidade, têm uma noção exata dos tempos difíceis que o Setor Social tem vindo a atravessar.

A equipa renovada da Direção Nacional da CNIS tem pela frente muitos e complexos desafios para os quais terá de mobilizar todas e cada uma das Instituições, em estreita cooperação com as Uniões Distritais.

Vivemos um “tempo social novo” em que as IPSS terão de ir construindo novas respostas sociais e de solidariedade social para novas temáticas/problemáticas das famílias e comunidades em que estas Instituições estão inseridas!

Por outro lado, vivemos também um “novo tempo político” marcado por uma irritante tentativa de asfixia de tudo quanto é particular/social/cooperativo!

É neste contexto que a reeleição do Padre Lino Maia constituiu uma escolha acertada!

 

Informação aos leitores de SOLIDARIEDADE: apesar de, há já algum tempo, estar a sentir dificuldade em continuar a assegurar ser minha colaboração através desta crónica (por razões de saúde), cessarei, a partir de agora, esta colaboração, agradecendo a oportunidade que me foi dada de, por esta via, manter o contato com a grande FAMÍLIA DA SOLIDARIEDADE!

 

Pe. José Maia

 

Data de introdução: 2019-01-16



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.