PORTUGAL INOVAÇÃO SOCIAL

Cerdeira, a aldeia de xisto que vai ser montra de projetos inovadores

A iniciativa pública Portugal Inovação Social já mobilizou 12 milhões de euros em fundos da União Europeia para apoiar a implementação de 137 projetos de inovação social de norte a sul do país, conforme agora foi anunciado.
"Em 2018, estimamos disponibilizar um total de 24 milhões de euros para o financiamento de projetos ao abrigo dos instrumentos financeiros Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social", disse Patrícia Fernandes, assessora da organização.
Na próxima semana (quarta e quinta-feira), alguns dos projetos apoiados por esta estrutura vão ser apresentados no evento Aldeia da Inovação Social, que vai decorrer na aldeia de xisto da Cerdeira, em plena serra da Lousã.
"A organização escolheu a Cerdeira com o objetivo de dar prioridade à dinamização dos territórios de baixa densidade no interior do país, especialmente aqueles que foram atingidos pelos incêndios do último ano", salientou Patrícia Fernandes.
Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, criada para promover a inovação e o empreendedorismo social em Portugal, através da mobilização de Fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020.
Gere quatro instrumentos de financiamento que se complementam e que acompanham o ciclo de vida dos projetos: Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto, Títulos de Impacto Social e Fundo para a Inovação Social.
Os 137 projetos já apoiados até à data dividem-se por áreas como a empregabilidade, saúde, inclusão social e educação.
O projeto 10 Mil Vidas, que tem como principal objetivo prolongar o tempo de vida saudável do idoso e criar condições para que estas pessoas mantenham a autonomia para continuar a viver nas suas residências, será um dos apresentados na Aldeia de Inovação Social.
Desenvolvido pela Associação Nacional de Cuidado e Saúde, consiste num serviço de assistência disponível 24 horas, gerido remotamente numa plataforma online, que permite um acompanhamento personalizado a cada idoso por parte de familiares e cuidadores.
O programa presta apoio na localização por GPS, serviço de emergência, lembretes de saúde, gestão de medicação ou controlo de indicadores de saúde.
Durante o evento, será também realizado um campo de treino para as melhores ideias do concurso lançado pela Portugal Inovação Social em parceria com o IES - Social Business School, para encontrar ideias inovadoras para prevenir incêndios ou revitalizar áreas afetadas pelos fogos.
Nesse campo de treino, que decorre durante os dois dias, as equipas poderão encontrar as soluções necessárias ao desenvolvimento da ideia, através de formação, acompanhamento e incubação.

 

Data de introdução: 2018-06-29



















editorial

CASAS DO POVO

1. As Casas do Povo foram criadas no regime do "Estado Novo" pelo Decreto-Lei n.º 23 051, de 23 de setembro de 1933, como peça chave da organização corporativa do trabalho rural. Funcionavam como organismos de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Democracia à prova!
Portugal vai confrontar-se, a curto prazo, com um conjunto de testes à sua forma de organização como sociedade democrática!

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Comércio Internacional: a outra guerra
Parece que o mundo ultrapassou recentemente mais uma crise ameaçadora para a Paz no mundo. Falamos, claro está, da surpreendente aproximação entre a Coreia do Norte e os Estados...