AGENDA DE GERONTOLOGIA

Para Aprender, Envelhecer... SER melhor (ainda) em 2018/2019

Mais que uma Agenda - uma aposta na formação contínua dos cuidadores! Este é o lema que as autoras da Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer... SER», cuja edição 2018/2019 está aí, novamente pela mão da Alma Letra Edições.
É já esta sexta-feira (dia 16 de março) que o Café Santa Cruz, em Coimbra, acolhe a sessão de apresentação da novel edição da Agenda de Gerontologia, a partir das 18h00, com um momento musical de fado de Coimbra.
De seguida, Margarida Pedroso Lima, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, é a palestrante convidada para abordar o tema «Envelhecimento e Sexualidade», prosseguindo a sessão com o momento mais esperado, ou seja, a apresentação da nova edição da «Aprender, Envelhecer... SER», uma vez mais desenvolvido em coautoria com diversos especialistas de reconhecimento nacional e internacional.
À dupla de autoras/organizadoras, Albertina Lima Oliveira e Sandra Paula Barradas, junta-se na apresentação Leonor Castro Nunes, da Aposénior, terminando a sessão com a atuação do Coro Misto da Aposénior.
A Agenda de Gerontologia 2018/2019, à semelhança das outras edições, é apresentada como um recurso técnico-pedagógico para cuidadores, uma agenda científica que está estruturada em torno de 12 separadores temáticos, apresentados de forma prática e acessível e elaborados por investigadores, na sua maioria Professores universitários de reconhecido mérito a nível nacional e internacional.
A edição 2018/2019 aborda não só os temas Prevenção das doenças neurodegenerativas, Serviço de Apoio Domiciliário, Direitos das Pessoas Idosas em Situação de Vulnerabilidade, Sexualidade, Violência Contra Idosos, Intergeracionalidade e Cinema, Voluntariado, Formação dos Recursos Humanos das Instituições, Gerontomotricidade, Apoio ao Luto/Gerir Perdas e Reorganizar-se, Envelhecimento e Deficiência, Manter um Bom Funcionamento Cognitivo na Idade Avançada, mas ainda informação sobre programas de financiamento para as instituições, as funções dos vários profissionais no apoio a idosos, algumas dicas de saúde vocal para cuidadores, poemas e frases inspiradoras, bibliografia, filmografia, webgrafia ou modelos de boas práticas.
Parte das receitas da venda da Agenda reverte para a Associação Coração Amarelo, uma instituição, que presta apoio a pessoas idosas que vivem sozinhas.
A Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer... SER», edição 2018/2019, pode ser encomendada através deste formulário ou através do site: www.almaletra.com.

 

 

Data de introdução: 2018-03-14



















editorial

Cuidadores e propostas legislativas

A proposta "cuidador", à partida, enferma de um significado redutor "ao cuidado", do que são as normais relações familiares e de afeto que devem ser apoiadas, incentivadas e protegidas e não objeto de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

As IPSS serão cada vez mais importantes
Acredito que as Instituições Particulares de Solidariedade (IPSS) vão ter uma importância acrescida no futuro e explico a razão desta minha convicção. 

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Popularidade e populismo
Em política, nem sempre é fácil distinguir entre popularidade e populismo. É verdade que não estamos perante dois conceitos absolutamente idênticos, mas uma coisa...