AGENDA DE GERONTOLOGIA

Para Aprender, Envelhecer... SER melhor (ainda) em 2018/2019

Mais que uma Agenda - uma aposta na formação contínua dos cuidadores! Este é o lema que as autoras da Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer... SER», cuja edição 2018/2019 está aí, novamente pela mão da Alma Letra Edições.
É já esta sexta-feira (dia 16 de março) que o Café Santa Cruz, em Coimbra, acolhe a sessão de apresentação da novel edição da Agenda de Gerontologia, a partir das 18h00, com um momento musical de fado de Coimbra.
De seguida, Margarida Pedroso Lima, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, é a palestrante convidada para abordar o tema «Envelhecimento e Sexualidade», prosseguindo a sessão com o momento mais esperado, ou seja, a apresentação da nova edição da «Aprender, Envelhecer... SER», uma vez mais desenvolvido em coautoria com diversos especialistas de reconhecimento nacional e internacional.
À dupla de autoras/organizadoras, Albertina Lima Oliveira e Sandra Paula Barradas, junta-se na apresentação Leonor Castro Nunes, da Aposénior, terminando a sessão com a atuação do Coro Misto da Aposénior.
A Agenda de Gerontologia 2018/2019, à semelhança das outras edições, é apresentada como um recurso técnico-pedagógico para cuidadores, uma agenda científica que está estruturada em torno de 12 separadores temáticos, apresentados de forma prática e acessível e elaborados por investigadores, na sua maioria Professores universitários de reconhecido mérito a nível nacional e internacional.
A edição 2018/2019 aborda não só os temas Prevenção das doenças neurodegenerativas, Serviço de Apoio Domiciliário, Direitos das Pessoas Idosas em Situação de Vulnerabilidade, Sexualidade, Violência Contra Idosos, Intergeracionalidade e Cinema, Voluntariado, Formação dos Recursos Humanos das Instituições, Gerontomotricidade, Apoio ao Luto/Gerir Perdas e Reorganizar-se, Envelhecimento e Deficiência, Manter um Bom Funcionamento Cognitivo na Idade Avançada, mas ainda informação sobre programas de financiamento para as instituições, as funções dos vários profissionais no apoio a idosos, algumas dicas de saúde vocal para cuidadores, poemas e frases inspiradoras, bibliografia, filmografia, webgrafia ou modelos de boas práticas.
Parte das receitas da venda da Agenda reverte para a Associação Coração Amarelo, uma instituição, que presta apoio a pessoas idosas que vivem sozinhas.
A Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer... SER», edição 2018/2019, pode ser encomendada através deste formulário ou através do site: www.almaletra.com.

 

 

Data de introdução: 2018-03-14



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.