AGENDA DE GERONTOLOGIA

Para Aprender, Envelhecer... SER melhor (ainda) em 2018/2019

Mais que uma Agenda - uma aposta na formação contínua dos cuidadores! Este é o lema que as autoras da Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer... SER», cuja edição 2018/2019 está aí, novamente pela mão da Alma Letra Edições.
É já esta sexta-feira (dia 16 de março) que o Café Santa Cruz, em Coimbra, acolhe a sessão de apresentação da novel edição da Agenda de Gerontologia, a partir das 18h00, com um momento musical de fado de Coimbra.
De seguida, Margarida Pedroso Lima, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, é a palestrante convidada para abordar o tema «Envelhecimento e Sexualidade», prosseguindo a sessão com o momento mais esperado, ou seja, a apresentação da nova edição da «Aprender, Envelhecer... SER», uma vez mais desenvolvido em coautoria com diversos especialistas de reconhecimento nacional e internacional.
À dupla de autoras/organizadoras, Albertina Lima Oliveira e Sandra Paula Barradas, junta-se na apresentação Leonor Castro Nunes, da Aposénior, terminando a sessão com a atuação do Coro Misto da Aposénior.
A Agenda de Gerontologia 2018/2019, à semelhança das outras edições, é apresentada como um recurso técnico-pedagógico para cuidadores, uma agenda científica que está estruturada em torno de 12 separadores temáticos, apresentados de forma prática e acessível e elaborados por investigadores, na sua maioria Professores universitários de reconhecido mérito a nível nacional e internacional.
A edição 2018/2019 aborda não só os temas Prevenção das doenças neurodegenerativas, Serviço de Apoio Domiciliário, Direitos das Pessoas Idosas em Situação de Vulnerabilidade, Sexualidade, Violência Contra Idosos, Intergeracionalidade e Cinema, Voluntariado, Formação dos Recursos Humanos das Instituições, Gerontomotricidade, Apoio ao Luto/Gerir Perdas e Reorganizar-se, Envelhecimento e Deficiência, Manter um Bom Funcionamento Cognitivo na Idade Avançada, mas ainda informação sobre programas de financiamento para as instituições, as funções dos vários profissionais no apoio a idosos, algumas dicas de saúde vocal para cuidadores, poemas e frases inspiradoras, bibliografia, filmografia, webgrafia ou modelos de boas práticas.
Parte das receitas da venda da Agenda reverte para a Associação Coração Amarelo, uma instituição, que presta apoio a pessoas idosas que vivem sozinhas.
A Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer... SER», edição 2018/2019, pode ser encomendada através deste formulário ou através do site: www.almaletra.com.

 

 

Data de introdução: 2018-03-14



















editorial

Economia Social confederada

A Economia Social oferece bens ou serviços que correspondam a necessidades sentidas pelos indivíduos e pelas suas circunstâncias a que se destinam.

inquérito

O Orçamento de Estado para 2018 é favorável ou prejudicial ao funcionamento das IPSS?

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Rússia: de um conflito diplomático a uma nova “guerra fria”
Ainda não há muito, já era legítimo falar da ameaça de um regresso à chamada “guerra fria”. Agora, pode dizer-se que esse regresso já aconteceu....

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Tenham vergonha... Pede o Papa Francisco!
Tem sido uma tradição ver a comunicação social a acompanhar com interesse a Via Sacra celebrada pelos sucessivos Papas na semana santa em Roma, uma vez que a mensagem papal...