ALBERGARIA-A-VELHA

Festa do Carnaval Mundial juntou mais de 300 idosos

Ser, brincar ou jogar ao Carnaval, tal como muitas outras coisas na vida não escolhe idade, nem tão pouco género. Isso mesmo foi evidente na festa organizada pela Cediara - Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas, concelho de Albergaria-a-Velha, que reuniu mais de 300 seniores, oriundos de 13 IPSS de vários distritos de Portugal.
Aliando divertimento à pedagogia, a Festa do Carnaval Mundial serviu para os participantes darem uma volta ao mundo numa tarde e sem terem que sair das instalações do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela. Além da estimulação cognitiva, motora e social, os participantes desfrutaram de momentos de grande animação, interação e criatividade, pois para além da apresentação foi necessário muito trabalho de todos para elaborar a(s) fantasia(s).
O desafio feito pela Cediara às restantes instituições foi o de escolherem um país e representá-lo através de uma coreografia de dança alusiva ao mesmo.
Os técnicos e utentes das 13 instituições mostraram grande criatividade e boa forma nas respetivas coreografias, representando os vários países escolhidos dentre os cinco continentes, permitindo, assim, que todos os presentes dessem uma volta ao mundo em uma tarde.
A festa foi ainda animada musicalmente pelo grupo «Os Madrigais», da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e teve a inesperada visita do mais mediático político do momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou de helicóptero e discursou à entusiasmada plateia.

Sílvia Gomes (fotos)

 

Data de introdução: 2017-02-24



















editorial

MANTER E APROFUNDAR A INTERVENÇÃO DAS IPSS (por João Carlos Dias)

Depois do importante papel que desempenharam, decisivo para suportar as consequências da grave crise que vivemos e ainda sem tempo de recuperar do esforço despendido, as IPSS são confrontadas com novos desafios que não escolheram, mas que terão...

inquérito

O Orçamento de Estado para 2017 é favorável ou prejudicial ao funcionamento das IPSS?

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Não há idade para trabalhar
Ora cá está uma boa notícia, que não tem de meter política, daquela política politiqueira: a idade não é obstáculo para encontrar trabalho!As...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Carros e camiões: a nova arma do terrorismo
O recente atentado de Westminster veio confirmar a impossibilidade, de uma vitória definitiva no combate ao terrorismo. Os grandes responsáveis pela política mundial não se...