FUNDAÇÃO ADFP, MIRANDA DO CORVO

Liberdade de Imprensa pelo combate às desigualdades

Porque a Liberdade de Imprensa é também um promotor do combate às desigualdades, à pobreza e à exclusão, a Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional decidiu convidar a Comunicação Social para celebrar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, que se assinala a 3 de maio.

Antes de um belo repasto com a inevitável chanfana, foi com uma visita ao Espaço da Mente que Jaime Ramos, presidente da instituição de Miranda do Corvo, quis sublinhar a importância da Liberdade de Imprensa, ainda no âmbito das diversas iniciativas que a Fundação promoveu por ocasião dos 42 anos da Revolução de Abril.

Com o Espaço da Mente – que o SOLIDARIEDADE já teve a oportunidade de desvendar aos seus leitores no final de 2015 –, a Fundação ADFP pretende provocar uma reflexão sobre o Homem assente no corpo, na mente e no espírito. Os objetos que constituem o espólio deste espaço revelam a diferenciação do homem graças à mente que lhe permite criar utensílios fundamentais a todas as atividades humanas, das artes e ofícios tradicionais à filosofia da vida moderna. É a criatividade inovadora que exige liberdade e permite ao homem ocupar livremente toda a terra, do equador aos polos e ambicionar vagas no espaço.

E, depois de uma breve resenha sobre as origens da vida humana até aos nossos dias, por entre objetos da vida quotidiana, seja o carrinho de mão (denominado na região por «triste vida»), sejam os livros, sejam os produtos agrícolas, seja o resultado da mestria dos artesãos, no Espaço da Mente o visitante percorre os caminhos da(s) liberdade(s).

Tudo começa na liberdade de amar e finda na liberdade de crer e de não crer. Pelo meio, a Liberdade de Imprensa, que possibilita ao Homem a denúncia das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de muitas outras situações em que o nosso semelhante é colocado numa situação de vulnerabilidade.

 

Data de introdução: 2016-05-04



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...