PADRE JOSÉ MAIA

JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA (1)

MISERICÓRDIA: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa.

Muito se tem dito e escrito sobre o “estado desumano” em que se encontra a Humanidade!

Apesar de haver sinais de esperança e motivos de satisfação por muitas conquistas científicas e tecnológicas que trazem respostas animadoras para problemas que julgávamos insolúveis, ao nível, por exemplo, da saúde, do meio ambiente, de uma maior consciência sobre a perceção do Mundo como uma Casa Comum que TODOS temos de cuidar para se tornar habitável, a verdade é que pairam sobre a Humanidade sombras e ameaças que reclamam uma ação conjunta da RAZÃO e do CORAÇÃO!

O Papa Francisco, assumindo a sua responsabilidade de líder da Igreja Católica e numa ação partilhada com outros líderes religiosos e políticos, veio convocar-nos a TODOS, com urgência e veemência, para o papel da MISERICÓRDIA no estabelecimento de uma nova ordem internacional nas relações entre os Povos, mormente através de uma denúncia, sem papas na língua, do poder económico e financeiro que estão a tomar de assalto, através dos famigerados mercados, o poder político, para subjugarem milhões e milhões de cidadãos indefesos, atirando-os para a valeta de novas escravaturas em pleno século xx1!

No dizer do Papa Francisco, “ a misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que se encontra no caminho da vida”.

Que bom seria que o ano de 2016 pudesse vir a constar na História como um marco transformador na governação dos Povos e nas relações pessoais, através da valorização da MISERICÓRDIA como princípio orientador das relações fraternas que todos queremos ver concretizadas no CONVIVIO HUMANO! É utopia? Sim. Poderá ser profecia? Talvez!

 

Pe. José Maia

 

Data de introdução: 2015-07-12



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.