MEDICAMENTOS

Portugueses doaram fármacos para Instituições sociais

O Banco Farmacêutico anunciou que os portugueses doaram cerca de 10.500 fármacos e produtos de saúde na campanha de recolha de medicamentos que decorreu no passado fim deMM semana em 132 farmácias de todo o país.

Os medicamentos doados vão ser entregues a 77 instituições de solidariedade social, que apoiam cerca de 79.758 pessoas.

Segundo o Banco Farmacêutico (BF), participaram nas VII Jornadas de Recolha de Medicamentos cerca de 400 voluntários e 132 farmácias dos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Portalegre, Faro, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança.

Com esta iniciativa, "contribuímos para aumentar a acessibilidade ao medicamento a populações desfavorecidas", refere o BF num comunicado publicado no seu 'site'.

Todos os medicamentos e produtos de saúde doados eram "novos, seguros e de qualidade" (não são aceites medicamentos vindos de casa) e correspondem à lista de necessidades de cada uma das instituições de solidariedade social contempladas pela recolha.

No ano passado, aderiram ao programa 122 farmácias, que recolheram 10 mil medicamentos e produtos de saúde, no valor de 40 mil euros, que foram distribuídos pelas zonas centro e sul do país. Este ano, a iniciativa estendeu-se à região norte.

Em seis anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos já foram doados 50 mil medicamentos e produtos de saúde, tendo-se "verificado um sólido crescimento do número de farmácias aderentes, voluntários, instituições apoiadas e também do número de medicamentos recolhidos".

Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, tanto o número de instituições apoiadas como o de farmácias associadas a esta causa quase duplicou, registando-se um crescimento que ronda os 190% em ambos os casos.

O Banco Farmacêutico nasceu em Milão e a primeira Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu em dezembro de 2000. Desde então, a iniciativa tem-se realizado todos os anos no segundo sábado do mês de fevereiro.

Atualmente, a iniciativa, que também existe em Espanha desde 2007, abrange cerca de 3.500 farmácias e já beneficia mais de 450 mil pessoas carenciadas. 

 

Data de introdução: 2015-02-20



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...